
No artigo passado, mostramos as vantagens de utilizar o Jenkins para automação de jobs. E embora ele mostre o histórico das execuções — incluindo quantas falharam e quantas foram bem-sucedidas — ainda é um trabalho chato ter que abrir o console todos os dias para verificar os jobs um por um. É aí que entra o envio de e-mails.
No Jenkins, temos a opção de configurar um endereço de e-mail para receber notificações sempre que uma build falhar (ou em outras situações). Para isso, precisamos fazer algumas configurações. No meu caso, vou utilizar um endereço do Gmail.
No Jenkins, vá até o painel de controle, selecione Gerenciar Jenkins e, em seguida, procure pela opção Configurar o Sistema.
Em seguida, na opção Configurar o Sistema, procure pelo campo E-mail do administrador e preencha com o endereço de e-mail desejado. No meu caso, vou colocar o meu próprio e-mail.
Depois, procure pela opção Extended E-mail Notification, onde vamos configurar o servidor SMTP e a porta. Como estou usando o Gmail, vou preencher com:smtp.gmail.com:465
Antes de seguirmos, precisamos gerar uma senha de aplicativo. Senhas de aplicativo são utilizadas como uma camada extra de segurança quando aplicações precisam acessar sua conta de e-mail. Como estou utilizando o Gmail, vou mostrar o passo a passo específico para ele.
Na sua conta do Gmail, clique no ícone da sua foto no canto superior direito, depois em Gerenciar sua conta Google e vá até a aba Segurança.
Encontre a seção Verificação em duas etapas, habilite essa opção, e depois vá em Senhas de aplicativo para gerar uma nova senha.
IMPORTANTE: Não perca essa senha, pois não será possível visualizá-la novamente depois que a janela for fechada.
Finalizado esse processo, vamos voltar para o Jenkins. Na mesma seção Configurar o Sistema em que estávamos, role até o final e clique em Avançado dentro da opção Extended E-mail Notification.
Lá, você deverá preencher os seguintes campos:
-
SMTP Server:
smtp.gmail.com
-
Porta:
465
-
Usuário: seu e-mail completo (ex: seuemail@gmail.com)
-
Senha: a senha de aplicativo que você acabou de gerar
-
Marque a opção Usar SSL
Depois de preencher tudo, você pode enviar um e-mail de teste marcando o checkbox correspondente e clicando em Testar configuração para verificar se tudo está funcionando corretamente.
Após finalizar as configurações de e-mail, agora podemos configurar o envio automático ao final das execuções dos jobs.
Na etapa de pós-construção do seu job, adicione a ação Editable Email Notification (ou Notificação de E-mail Personalizável, dependendo do idioma).
Nessa seção, você pode definir o(s) destinatário(s) e configurar o envio de e-mails especificamente para quando uma build falhar — basta selecionar a opção Failure no campo Trigger.
Assim, você será notificado automaticamente sempre que algo der errado, sem precisar abrir o console todos os dias para verificar manualmente.
Após a finalização, agora no final de nossa construção, na etapa de pos-construção, podemos habilitar envio de e-mail para construções falhas.
Dessa forma, caso não chegue um e-mail falando que seu JOB falhou, você pode ficar tranquilo pois todos rodaram com sucesso.
Muito Obrigado.
Até o próximo artigo