12 de fevereiro, 2024

Olá, tudo bem contigo?

Já imaginou subir o teu ambiente de Desenvolvimento em 1 min na Cloud? Pois bem eu achava que isso era algo muito distante, algo que somente programadores ou profissionais de Devops poderiam fazer, acho que me enganei mais uma vez.

Nos últimos 2 anos temos tido quase que uma imersão em projetos Google Cloud, somente neste momento temos 5 projetos acontecendo ao mesmo tempo, um começando outro sendo entregue, mas é uma quantidade considerada de projetos numa mesma Cloud.

Isso falando somente da nossa empresa, o curioso que em nenhum projeto a Arquitetura é igual a outra, pois cada empresa é única e cada projeto é único.

Recentemente fomos contratado para criar a Infra-estrutura de um projeto que será implantado o Data Lake, até aqui tranquilo, porém tinha que ser feito em Terraform.

Terraform é uma ferramenta de código aberto desenvolvida pela HashiCorp que é usada para automatizar a implantação e a gestão de infraestrutura como código (IaC).

Com ele podemos criar toda uma Infra-estrutura nas nuvens da Google Cloud, AWS ou Azure utilizando scripts, seja para criar Servidores, Bucket, bancos de dados, entre diversos outros recursos.

Desafio aceito, segue abaixo de um vídeo demonstrando como Subimos o nosso ambiente de DEV na Arruda Consulting, utilizando Terraform.

 

Muito Obrigado.

Rafael Arruda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »