19 ago

Olá, tudo bem contigo?

Hoje estamos aqui para compartilhar um projeto que estamos desenvolvendo para um dos nossos clientes, e um tema muito importante, automatização de processos.

Atualmente é muito comum pensarmos em projetos de BI, Big Data mas o teu cliente já tem os processos automatizados?

Pois não adianta querer Criar uma solução de BI se as áreas que geram as informações para o BI, tem um excessivo trabalho manual todos os dias, você pode fazer um grande trabalho e é muito provavém que não irão dar o devido valor ao seu trabalho.

Mas Porque isso aconteceria? Como eles tem tarefas repititivas  eles estarão ocupados com isso.

Agora se começamos em automatizar essas tarefas manuais, o cliente irá ver um resultado a curto prazo e isso dará mais confiança e mais receptivo para um projeto de BI ou até de Big Data, são etapas.

Iremos começar por Vendas, então criamos um ETL no Pentaho para ler dados de Vendas por representante e cliente, iremos fazer alguns tratamentos e poder enviar esses dados todos os dias para cada supervisor da empresa.

 

 

 

 

 

 

Sendo assim, todos os dias irão saber O total de vendas realizadas e vendas pendentes, tudo isso de forma automática.

Imagina que essa tarefa era realizado todo dia por um ou mais analistas, a lógica é que as pessoas utilizem o seu tempo para analisar os dados, para preparar temos o Pentaho, aonde fazemos um fluxo uma única vez e agendamos para executar de forma automática.

 

 

 

 

E quando falamos em automatizar processos na empresa é isso, para nós pode parecer uma tarefa simples, mas só depois de fazer que vemos o impacto que isso gera numa área, agora se fazemos isso em outras áreas impactos toda a empresa.

O Próximo passo seria utilizar o Metabase para explorar os dados e criar relatórios e até Dashboards.

O Metabase é uma solução incrível e gratuita para criação de relatórios e Dashboards.

E assim utilizando soluções robustas e gratuitas como Pentaho e Metabase podemos criar soluções de BI para diversas empresas.

Quer conhecer mais sobre essa solução, então não perca a nossa próxima live no dia 22/08 as 19:00.

Neste Webinar iremos explorar como podemos criar uma Plataforma de Dados de forma 100% Gratuita, utilziando Pentaho e Metabase.

Iremos tratar alguns dados e depois explorar esses mesmos dados para gerar insights, e como conseguimos ter um BI quase que real-time.

Este é o nosso trabalho capacitar vocês e impactar as empresas utilizando os dados.

Link: Criando uma Solução de BI 100% Gratuita – YouTube

Muito Obrigado.

Rafael Arruda

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »