12 jul

Olá,

Com o aumento de API´s no nosso dia a dia, surgem alguns casos pontuais que quando trabalhávamos só com arquivos ou bancos de dados não apareciam.

Algumas API retornam os dados de data em formato Epoch:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse número corresponde a data que estou escrevendo esse artigo, agora iremos fazer essa conversão lá no Pentaho.

Iremos utilizar o generate rows para criar uma coluna com esse número, um detalhe importante é que esse valor está em milisegundos, portanto se dividirmos por 1000, e transformar esse dado em data iremos chegar no resultado que precisamos.

Então com o step add constraint iremos criar uma coluna com o valor fixo de 1000, para finalizarmos o nosso teste basta multiplicar essas duas colunas, utilizando o calculator, e perceba que já informamos no step o tipo de dados: Date e também o formato da data.

 

 

 

 

 

Agora iremos executar a transformação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E pronto, dessa forma convertemos uma data do formato epoch para um formato datetime, de forma rápida e simples utilizando o Pentaho Data Integration.

Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma.

Quer aprender mais sobre este e outros tratamentos de dados utilizando o Pentaho Data Integration, no próximo dia 08/08/2023 iremos fazer uma live de 2 horas de conteúdo de ETL aonde vamos fazer diversos tratamentos ao vivo, mais um evento gratuito para a comunidade.

Segue o Link para se inscrever.

Quero Participar

Muito Obrigado e até o próximo artigo!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »