17 de abril, 2023

O Python é uma linguagem de programação muito versátil e poderosa, com muitas ferramentas úteis para ajudar a simplificar o desenvolvimento de software. Uma dessas ferramentas é a função zip() que permite combinar elementos de duas ou mais listas em uma única lista.

A função zip() é usada para juntar duas ou mais listas em uma única lista de tuplas, onde cada tupla contém um elemento de cada uma das listas fornecidas. A função zip() é muito útil quando precisamos percorrer duas ou mais listas simultaneamente, pois elimina a necessidade de usar loops aninhados.

Sintaxe:

zip(*iterables)

O parâmetro iteráveis é uma sequência de objetos iteráveis (por exemplo, listas, tuplas ou strings) que serão agrupados. O operador * antes do parâmetro iteráveis é usado para descompactar a sequência de objetos iteráveis.

Exemplo de uso:

lista1 = [1, 2, 3]
lista2 = ['a', 'b', 'c']

zipped = zip(lista1, lista2)

for i in zipped:
   print(i)

Resultado:

(1, 'a')
(2, 'b')
(3, 'c')

No exemplo acima, a função zip() é usada para combinar as listas lista1 e lista2 em uma única lista de tuplas. O loop for é então usado para imprimir cada tupla.

Um exemplo prático de uso do zip() seria o cálculo da média de notas de alunos em diferentes disciplinas. Suponha que tenhamos as seguintes listas:

notas_aluno1 = [8, 9, 7]
notas_aluno2 = [6, 7, 5]
notas_aluno3 = [10, 9, 9]
disciplinas = ['Matemática', 'Português', 'Ciências']

Para calcular a média de notas de cada aluno em cada disciplina, podemos usar o zip() da seguinte maneira:

for notas in zip(notas_aluno1, notas_aluno2, notas_aluno3):
    media = sum(notas) / len(notas)
    print(f"A média das notas do aluno é {media}")

O resultado seria:

A média das notas do aluno é 8.0
A média das notas do aluno é 6.0
A média das notas do aluno é 9.33

Neste exemplo, o zip() é usado para combinar as notas de cada aluno em uma única lista de tuplas. Em seguida, é calculada a média de notas de cada aluno usando a função sum() e o número de notas usando a função len().

Em resumo, a função zip() é uma ferramenta útil para simplificar a manipulação de listas em Python, especialmente quando precisamos percorrer várias listas simultaneamente. Combinar várias listas em uma única lista de tuplas usando o zip() pode ajudar a tornar o código mais legível e fácil de entender.

Quer aprender mais…
Então participe da nossa live que será no dia 09/05/2023, para se inscrever só clicar no link abaixo:

Live – Python + GCP

Muito Obrigado e nos vemos na live!!

1 comments on “Como utilizar a função Zip() no Python

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »